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Como calcular o preço do seu artesanato e valorizar seu trabalho


Bom dia meninas e meninos!
Hoje trouxe para vocês um ótimo artigo do site E-commercebrasil direcionado para quem trabalha com artesanato. Ele ensina em detalhes como devemos calcular o preço para venda do produto confeccionado.
Espero que vocês gostem e aproveitem.
Millll beijinhos, um lindo fim de semana abençoado por Deus.

Fatores importantes para calcular o preço do seu 
artesanato e valorizar seu trabalho

POR: JOSÉ ABUCHAEM
QUINTA-FEIRA, 28 DE JANEIRO DE 2016

PRECIFICAÇÃO

É necessário saber valorizar o seu trabalho, pois seu tempo e sua habilidade também são muito importantes e custam dinheiro. Você precisa ter o controle e saber exatamente o porquê do preço escolhido – podendo ainda tomar decisões conscientes na hora de oferecer um desconto ou um frete grátis, por exemplo.

Nesse sentido, uma das maiores dificuldades de quem faz artesanato é saber quanto de fato vale o seu produto. Isso porque, além do custo com matéria-prima, há alguns gastos não tão palpáveis assim, como custos fixos, horas de trabalho, melhorias no ateliê, entre outras coisas.

Além disso, o valor do seu artesanato depende muito do preço do produto no mercado, sua habilidade e experiência. Quanto mais técnica, perfeição e demanda o seu trabalho tem, mais você pode cobrar por ele. A seguir, vejamos alguns pontos que devem ser considerados:

Investimento inicial

Caso você tenha decidido levar sua produção de artesanato adiante e transformá-la em um negócio, é necessário fazer um investimento inicial. Por menores que sejam, esses gastos são fundamentais e devem estar no seu planejamento financeiro para que você saiba se está vendendo o suficiente para cobri-los.

Suponhamos que você crie bonecas de pano artesanais e, para começar a trabalhar, precisou adaptar um cômodo da sua casa e fazer uma reforma em seu ateliê, gastando R$ 3000 com isso. Depois, você investiu R$ 300 em uma máquina de costura e mais R$ 1500 no marketing digital para promover sua loja online. Seu investimento inicial, portanto, foi de R$ 4800.

Calculado o montante, é importante definir em quanto tempo você deseja pagar por ele. Em nosso exemplo fictício, vamos estabelecer uma meta de dois anos. Portanto:

R$ 4800 (investimento inicial) ÷ 24 meses = R$ 200

O que isso significa? Que, para que você não tenha prejuízo, suas vendas mensais devem atingir o valor mínimo de 200 reais.

Você não precisa colocar esse investimento no custo do produto, mas deve tê-lo sempre em mente para calcular a quantidade da sua produção e venda. Se não atingir essa quantia mínima durante o mês, quer dizer que o seu negócio ainda não começou a “ser pago”.

Custos fixos

Há outros custos que também devem ser registrados para um maior controle. Tratam-se dos gastos fixos que você terá mensalmente para manter seu ateliê funcionando: internet, energia elétrica, mensalidade da plataforma virtual, aluguel do espaço, entre outros.

Considerando que nosso ateliê fictício funciona em casa e não temos gasto com aluguel, vamos considerar que nosso custo fixo é de 300 reais mensais.

Valor da hora

Assim como em qualquer outra profissão, você deve ganhar pelo tempo que investe no trabalho. E esse tempo inclui não apenas o momento da confecção da peça como também o utilizado para comprar a matéria-prima, atender os clientes, fechar pedidos e cuidar da loja virtual.

Quantas horas por dia você está disposto a trabalhar? Caso essa seja sua única atividade, recomendamos que separe cerca de oito horas por dia, de segunda a sexta-feira. Como um mês tem geralmente 22 dias úteis, isso seria cerca de 176 horas mensais.

Depois dessa análise, estipule qual seria o seu salário pelas horas trabalhadas. Se estiver começando e ainda não há tanta procura pelo seu produto, recomendamos que encontre um valor entre R$ 1000 e R$ 2000.

Em nosso exemplo escolhemos um salário de R$ 1200, mas vamos adicionar um extra que será dedicado a melhorias como cursos de aperfeiçoamento e alguns materiais que precisaremos comprar. Calculemos então mais R$ 100 por mês.

Então, só precisamos fazer a conta para saber o valor da hora:

R$ 1200 (salário) + R$ 100 (melhorias) ÷ 176 (horas por mês) = R$ 7,38

Nesse caso, arredondando, o valor inicial da sua hora de trabalho seria de R$ 7,40.

Gastos com matéria-prima

Chega então o momento de calcular o valor de cada produto. Para isso, você precisa saber quanto gasta de matéria-prima e incluir também os gastos com a embalagem.

Vamos supor que o tecido que você utiliza para as suas bonecas custe R$ 20 o metro, e que para cada boneca você precise de aproximadamente 10 centímetros de tecido. Isso quer dizer que você gasta R$ 2 de tecido com cada boneca. Faça essa conta com todos os materiais necessários para fabricar seu produto, incluindo itens como cola, papel para molde etc.

Nossa boneca do exemplo custa, em média, R$ 15 para ser fabricada. Agora, vamos calcular o preço de custo.

Fórmula para calcular o preço de custo

Para chegar no preço de custo, você pode incluir os seus gastos fixos, definir quantas peças pode produzir por mês e seguir a seguinte fórmula:

(Custo fixo ÷ número mensal de peças) + gastos com matéria-prima = preço de custo

Supondo que o número de peças que vamos produzir por mês seja 35 e considerando todos os outros dados, nosso preço de custo é de R$ 23,57.

Definindo o preço de venda

Após definir quanto custa o seu produto, você precisa estipular a que preço vai vendê-lo para obter um lucro justo. Por isso, a sua hora trabalhada conta muito. O próximo passo é saber quantas horas em média você gasta para produzir cada peça e multiplicar esse número pelo valor da sua hora.

Em nosso exemplo, produzimos cada boneca em quatro horas, então o tempo de produção vale em torno de R$ 29,60. Somando esse número ao preço de custo obtido acima, chegamos ao preço de R$ 53,17.

Pronto! Agora você já sabe quanto deve custar o seu produto. Lembre-se, contudo, de que esses valores podem variar bastante. Por fim, se você deseja vender online, tente testar a plataforma por 15 dias grátis. Depois do teste, se você optar por continuar com o serviço. Experimente e nos conte o que achou!

Fonte: E-commercebrasil

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